Há quem diga que Strogonoff é um prato fora de moda, e quem disse que eu gosto de estar na moda?
Adoro mesmo, e não me canso de fazer essa receita gostosa e prática.
E adoro fazer apresentações de um prato comum de maneira diferente. Como dessa vez, que o servi em prato quadrado e grande para caberem as batatas fritas, o strogonoff dentro de mini pão italiano, e o arroz nessa mini panelinha. Afinal de contas quem lava a louça em casa é a Judite (pra vc que chegou agora, calma ta? Judite não é uma pessoa que eu abuse de trabalho, e nossa lava louças, click no link e a conheça).
Cada um possui sua receita, seu gosto e sua forma de preparar, mas ai vai a minha:
E adoro fazer apresentações de um prato comum de maneira diferente. Como dessa vez, que o servi em prato quadrado e grande para caberem as batatas fritas, o strogonoff dentro de mini pão italiano, e o arroz nessa mini panelinha. Afinal de contas quem lava a louça em casa é a Judite (pra vc que chegou agora, calma ta? Judite não é uma pessoa que eu abuse de trabalho, e nossa lava louças, click no link e a conheça).
Cada um possui sua receita, seu gosto e sua forma de preparar, mas ai vai a minha:
STROGONOFF
Ingredientes: Preparo: - 1 Bandeja de Carne para Strogonoff picada (aquela que vende no mercado já pronta) - mas vc também pode fazer de frango, lingüiça, camarão, fique à vontade.
- Dentes de alho picado, amassado ou em fatias - à seu gosto.
- 2 colh. (sopa) de azeite de oliva para refogar e dar gosto, pode ser o óleo composto ou óleo de soja, milho
- 1 1/2 Colher de sopa de Manteiga - margarina? sou totalmente contra!
- Sal à gosto
- Molho Inglês à gosto
- Pimenta do Reino à gosto
- 1 Frasco de Creme de Leite Fresco (pode ser de lata, nesse caso duas latas) - eu costumo usarNATAS SANTA CLARA que eu acho que tem um ótimo sabor.
- 1 Bandeja de Cogumelo Paris/Champignons (tipo esse) se não costuma ter, pode substituir usar o em conserva, mas escorrido tá?
- 1 Dose de conhaque ou uísque para flambar a carne eu às vezes uso cachaça
- Ketchup à gosto se não costuma ter, pode usar extrato de tomate.
Preparo:
- Abra a bandeja de carne e corte os pedaços em tamanhos de +/- 3 dedos (lembre-se a carne ao refogar encolhe), tempere a carne com sal (pode usar sal temperado que mostrei aqui), pimenta do reino e o alho. Costumo também regar com um pouco de azeite e deixar marinando um tempo.
- Pegue a Bandeja de Champignon, SEJA LA QUAL FOR A SUA VONTADE, NÃO LAVE! cogumelos são como uma esponja, se for lavar, precisa fazer isso um dia antes e deixar la escorrendo e secando. EU costumo pegar um a um da bandeja, passo um pincel para tirar qualquer sobra de terra e um pano limpo. Os cogumelos pequenos, mantenha inteiros, os médios e grandes por favor fatie, e reserve.
- Em uma panela, coloque a manteiga e Mais uma colher de azeite, em fogo alto, coloque um pouco de alho picado, e logo em seguida, toda a carne que ficou marinando. Deixe em fogo médio alto e vá mexendo, NÃO TAMPE, NEM DIMINUA A CHAMA pois não queremos que todo o caldo da carne saia e ela fique ensopada, queremos carne refogada.
- Quando a carne começar a ficar dourada, coloque todo o Cogumelo já limpo e picado, e deixe refogar um pouco, cozimento do cogumelo é muito rápido, mexa e fique de olho. Acerte o sal dessa mistura toda.
- Chegou a hora de FLAMBAR a carne, não é essencial, mas dá sabor, se não se sentir segura, pule essa etapa!. Retire a panela do fogo, leve até a pia ou bancada, coloque a dose da bebida recomendada, volte a panela para perto da chama, inclinada levemente, fogo baixo, por favor e tome CUIDADO pois no primeiro momento sobe maior labareda na panela, vá com a penela pegando fogo em um local que não tenha nada acima dela (Tipo Coifa, armários) segure o cabo com firmeza, se precisar use um pano molhado junto, não mexa o conteúdo da panela se não se sentir segura só aprecie o álcool evaporar, EU costumo usar nessa hora uma colher de madeira de cabo muuuuuito longo.
- A essa hora o fogo já sumiu, e você deve estar se sentindo segura e feliz por ter concluído a parte perigosa da receita.
- Sendo assim, volte a panela ao fogo, BAIXO agora, e tempere com o molho inglês, coloque o ketchup, e continue mexendo para esses ingredientes agregarem sabor a carne e ao cogumelo. Deixe uns 2 minutos mexendo e fervendo em fogo baixo.
- Agora é a hora do Creme de leite, use a quantidade que desejar (tem gente que gosta de strogonoff com menos caldo, outros com muito que é meu caso), se estiver usando creme de leite fresco, pode deixar ferver para pegar mais sabor e ficar bem quente, se estiver usando lata ou caixa só tome cuidado para não ferver muito e talhar.
- Prove, corrija de sal se for necessário.
- Sirva e coma SEM moderação.
Quer servir no pão Italiano? é simples, tire a tampinha, e reserve, com uma colher tire todo o miolo (cuidado para não furar a casca), assim que o strogonoff estiver pronto, coloque dentro do pão, TAMPE e deixe no forno, em uma assadeira, e fogo bem baixo para tostar o pão e manter a mistura quente até servir. Só tome cuidado para não queimar o pão, fique de olho no forno.
Meus Toques
- Uso muito ketchup de sachê do restaurante do Palhaço (sabe qual é né?) ou o americano Heinz. Para meu paladar faz total diferença;
- Flambar nessa receita é meu pulo do gato para garantir sabor único e surpreendente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário